"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

15 de abril de 2015

IIr:.,

     V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão, do latim "Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem", que quer dizer: Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal).
     O substantivo masculino balandrau (da forma latina hipotética balandra), designa a antiga vestimenta, com capuz e mangas largas, abotoada na frente; designa também, certo tipo de roupa usada por membros de antigas confrarias, geralmente religiosas. 

     Embora alguns autores insistam em dizer que o balandrau não é veste maçônica, o seu uso remonta à primeira das associações de ofício organizadas (cujo conjunto é hoje chamado de maçonaria de ofício, ou Operativa), a dos “Collegia Fabrorum”, criada no século VI a.C., em Roma.

     Segundo Steinbrenner, em “História da Maçonaria”, os collegiati, quando se deslocavam pela Europa, seguindo as legiões de soldados romanos, para reconstruir o que ia sendo destruído pelos conquistadores, portavam uma túnica negra. À semelhança deles, os membros das confrarias operativas dos francos-maçons medievais (século XIII em diante), quando viajavam para outras cidades, outros feudos ou outros países, usavam um balandrau negro.
IIR:.,

     A BUSCA PELA NOSSO APRIMORAMENTO PASSA POR UM PROCESSO DE APRENDIZADO LONGO E INFINITO. DESBASTAR A PEDRA BRUTA, E DEBRUÇAR-SE SOBRE A PEDRA POLIDA É UM EXERCÍCIO PERENE DE DEVOÇÃO E ENTREGA. A MAÇONARIA MOSTRA-NOS O CAMINHO A SER PERCORRIDO, E A NÓS, RECONHECIDOS MAÇONS, CABE-NOS DESCORTINAR ESSA SENDA, COMO DESBRAVADORES DE NOSSO TEMPLO...


Fraternalmente,
IR:. NEWTON AGRELLA
IIr.´.,

     A vida é movida por uma energia natural a que denominamos de ESTÍMULO. Esse vocábulo tão interessante que nos envolve a cada fração de segundo tem sua origem no termo latim "stimŭlus". A palavra refere-se ao agente físico, químico, mecânico ou de outro tipo que desencadeia uma reação funcional e um organismo. O termo também permite fazer referência ao incitamento para que algo funcione ou resulte naquilo que dá energia, que incentiva.
Breve Reflexão:

     A profissão de fé do Maçom é simples: Crer na Existência de DEUS, porém diferentemente de Religião, que significa a religação entre Deus e a Criatura Humana, por meio de um caminho pleno de Dogmas e Revelações que proclamam uma exclusiva Verdade.
IIr.´.

     "A ampla simbologia maçônica, que evoluiu para interpretações morais e místicas no seu avanço especulativo nasceu na sua maioria dos costumes e da organização das Corporações de Ofício, de Corporações de Construtores, basicamente fundamentada em suas funções e trabalho. Nos rituais, podemos entender muito destas razões".