"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

15 de abril de 2015

IIr.´.,

     A vida é movida por uma energia natural a que denominamos de ESTÍMULO. Esse vocábulo tão interessante que nos envolve a cada fração de segundo tem sua origem no termo latim "stimŭlus". A palavra refere-se ao agente físico, químico, mecânico ou de outro tipo que desencadeia uma reação funcional e um organismo. O termo também permite fazer referência ao incitamento para que algo funcione ou resulte naquilo que dá energia, que incentiva.
     Em geral, pode-se afirmar que um estímulo é aquilo que tem um impacto em um sistema. Assim é na MAÇONARIA. Nós Maçons somos Construtores Sociais, e portanto, nossa missão é a de incitar a execução de algo ou avivar uma atividade, operação ou função. Estimular a nós mesmos e aos que nos cercam. Reunimo-nos para nos ajudar e para expandir o nosso conhecimento e as nossas ações propositivas à sociedade.
  
     Um estímulo condicionado é o que provoca um reflexo por associação a um estímulo incondicionado. Este último, em contrapartida, é o que provoca um reflexo que não requer qualquer aprendizagem. A Maçonaria alimenta-se de Idéias. As Sessões Maçônicas tem por meta, resgatar tudo o que há de mais precioso na vida de cada um de nós, ou seja: a capacidade de pensar e de refletir.
  
     A troca de idéias, a capacidade de absorver e de respeitar pensamentos distintos e o Debate sobre temas ilimitados que garantam a perenidade e tradição da nossa Ordem, são por si só elementos mais que ESTIMULANTES para que nos doemos e mergulhemos em nós mesmos como Obreiros do nosso Tempo na busca de nosso aprimoramento humano.
   
     A chance está diante de nós, nas nossas mãos, sobretudo quando tomamos consciência de que somos pessoas especialmente talhadas e escolhidas para integrarmos uma Loja Maçônica.

Fraternalmente,
Ir.´. NEWTON AGRELLA