"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

4 de agosto de 2015

Estimados IIr:.

     O desejo de mudar a nação emanava de todos os meios e era aguardado com entusiasmo. O ideal dos Iluministas ganhou sua maior representação durante a Revolução Francesa, que foi marcada pela Queda da Bastille, em 14 de julho de 1789.
     Após a formação da Assembleia Nacional Constituinte e o ar de desordem na capital, o rei Louis XVI se precipita ao ordenar a concentração de tropas em torno de Paris com o objetivo de sufocar uma rebelião. O então jornalista e político Camille Desmoulins impulsiona o agito popular e a anarquia se instala em direção à prisão da Bastille. O prédio é atacado e destruído, e seu governador, De Launay, assassinado.
     A agitação social fez com que a monarquia aceitasse a Constituição e, no ano seguinte, foi organizada a Festa da Federação em celebração a uma decisão da Assembleia Constituinte, que reunia as milícias formadas nas províncias. Sob os olhos do rei e da população, cerca de 100 mil soldados desfilaram em Paris em tom de união nacional.
  
     Em 1880, durante a Terceira República, buscou-se a consolidação de uma data nacional no calendário. O dia 14 de julho de 1790, apesar da violência do momento, era lembrado como um dia de conciliação. Já no imaginário coletivo, a tomada da Bastille, um símbolo do absolutismo francês, ficou marcado na história.

PS
Ser maçom especulativo significa ser observador, perceber os princípios morais subjacentes aos símbolos e aplicá-los na construção de relacionamentos humanos através do estudo e da observação, e tentar apreender a melhor forma de construir uma harmoniosa e perfeita fraternidade. 

T:..F:..A:.

Contribuição
Ir:. NEWTON AGRELLA

0 comentários:

Postar um comentário