"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

7 de março de 2016

IIr:.

     O vocábulo PALAVRA advém do LATIM "parábola" - cuja idéia fundamental é associar um agrupamento de letras, sons e fonemas e relacioná-la ou associá-la a algo concreto ou abstrato, porém com o propósito de render um significado e uma inerência a sua existência.

     Do ponto de vista da Linguagem a "parábola" constitui-se numa breve expressão, frase ou narrativa que, via de regra, tem a função de transmitir uma instrução moral, ética, histórica ou até mesmo de uma lenda. Sua propriedade mais comum, contudo é a de ensejar idéias que servem como um Aprendizado ou uma Lição de Moral. 
 
     São inúmeros os exemplos de parábolas, porém as que ganharam maior notoriedade são aquelas de Origem Oriental, especialmente nas culturas japonesa, chinesa e árabe. Há porém as parábolas bíblicas - que especialmente no Cristianismo acabaram por tornarem-se referências e postulados de conduta humana. Essa analogia é feita justamente para poder embasar a força e o significado que a PALAVRA tem em todas as esferas e oportunidades da vida. 

     Na própria inflexão da voz, a Palavra pode ganhar diferentes significados, seja no tom em que é empregado, no contexto de um diálogo ou de um escrito, ou mesmo nas suas variáveis semânticas. Sua importância na vida das pessoas é de tamanha envergadura, que a ela se seguem inúmeras adjetivações ou locuções como por exemplo: Palavra de Honra, Palavra Divina, Palavra Amiga, Palavra de Consolo, e por aí afora. Na própria Maçonaria - há uma gama de expressões que se seguem ao vocábulo PALAVRA conforme abaixo:

          - Palavra de Passe: Tem origem no Livro da Lei (mais especificamente nas Sagradas Escrituras) e trata-se de uma Senha que identifica o Grau do Maçom e que lhe franqueia a participação dos trabalhos no Grau correspondente. Essa palavra inclusive já era um mecanismo utilizado na Maçonaria Operativa, quando as confrarias se reuniam secretamente;

          - Palavra Sagrada: Ela é peculiar a cada Grau e é dada sempre e exclusivamente de forma ritualística no Grau correspondente. Sua mística impõe que ela seja resguardada no mais absoluto sigilo e deve ser seguida do Toque do Grau como forma de cumprimento e reconhecimento. Ela somente pode ser transmitida de boca a ouvido e nunca é ou deve ser escrita.
   
          - Palavra Semestral: As Obediências enviam semestralmente uma palavra a Loja com o intuito de reforçar a segurança da Cobertura dos Trabalhos em Oficina. De praxe essa palavra é advinda como uma inspiração do Grão Mestre Geral . Ela deve ser renovada e utilizada como um exercício vocálico na Cadeia de União. Jamais deve ser escrita, devendo ser transmitida de boca a ouvido e somente dentro de Loja.


     O autor Joules Boucher em sua obra: "La Symbolique Maçonnique" (A Simbólica Maçônica) registra as DIVISAS MAÇÔNICAS: "Pensar bem, Dizer bem, Fazer bem" e corresponde ao Compasso, ao Esquadro e à Régua. Fundamental à Maçonaria costumamos encontrá-las escritas nos três ângulos do Delta Luminoso.

     A Palavra na Maçonaria também revela seu caráter hermético e secreto caracterizando-se pela forma abreviada que os Maçons adotam para escrevê-las de maneira codificada, abreviando-as seguidas de três pontos :.  e em muitos casos escrevendo-as ao contrário - especialmente nos Rituais, como forma de preservar seus augustos mistérios e impedir de algum modo a compreensão por profanos.

     Note que a Palavra tem uma forma e um conteúdo inesgotável e dela emanam suas principais vertentes que compõe um IDIOMA, ou seja: 
        - SUBSTANTIVOS (que são os nomes das coisas concretas ou abstratas);
        - ADJETIVOS (que são as palavras que indicam as qualidades das coisas, positivas ou negativas);
        - VERBOS (que são os vocábulos que denotam Ação, Estado e compõem toda a ligação de uma estrutura gramatical(.

     Além é claro das inúmeras outras funções que a Palavra exerce, como: Pronome, Preposição, Advérbio, Artigo, etc...

     A Palavra tem o poder de definir, de forjar, de projetar, de recordar e de instigar todos os sentimentos represados no ser humano, daí todo manancial de riqueza e de sensibilidade que ela enuncia. Sua essência muitas vezes se traduz por meio de uma Afirmação, de uma Exclamação ou de uma Interrogação. Não menos frequente ela também pode se manifestar através da Dúvida - mais comumente através do verbo na sua conjugação no Tempo Condicional ou Futuro do Pretérito.

     Seja através do grito, de um grunhido ou de um murmúrio, seja através do canto ou de uma poesia, a PALAVRA tem o poder de construir e destruir, de criar e de desmistificar. A Palavra não proferida - igualmente tem seu significado - tal qual uma figura de linguagem que enseja a erudição da expressão humana - que por meio do silêncio mais profundo traduz-se por milhares de palavras.
            "... No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus...

0 comentários:

Postar um comentário