Impressionante como o brasileiro se vale de modismos vocabulares para mostrar que está sintonizado com o universo das tendências, sem na maioria das vezes, se dar conta do significado dos termos empregados.
Ultimamente os termos mais frequentes das rodas sociais, midiáticas e acadêmicas tem sido:
- RESILIÊNCIA: que é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito emocional. Nota: O termo advém de uma adaptação semântica muito utilizada na língua Inglesa "resilience" que é a simples capacidade de se recobrar ou se recuperar das dificuldades físicas ou mentais.
- EMPODERAMENTO: é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. Esta consciência possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social. Nota: Trata-se de um neologismo igualmente adaptado da língua Inglesa. O termo empowerment pode ter um vasto leque de significados, interpretações, definições. A filosofia também aborda o tema do empowerment, que é muito comum na indústria da auto-ajuda e ciências da motivação.Só não é empregado na linguagem maçônica dadas as tradições e princípios fundamentados na essência da Ordem.
- LEGADO: substantivo abstrato muito frequentado e repetido à exaustão nos diálogos de vários grupos. Nota: O conceito básico diz respeito a bens materiais ou imateriais que são deixados para gerações seguintes. Porém o termo é engendrado nas conversas, mesmo que esteja fora do contexto...
- TRENDING TOPICS: Expressão que refere-se as coisas que estão sendo mais faladas no momento. Trend em Inglês significa "tendência". Nota: Geralmente são assuntos como acontecimentos envolvendo celebridades, premiações famosas, programas de TV ou jogos de futebol.
- UPGRADE: O conceito do termo significa Melhora, Superioridade, Elevação de Padrão. Nota: A palavra ganhou personalidade e requinte de ascensão e grau de superioridade em praticamente todos os segmentos. Sejam sociais, profissionais, técnicos ou em qualquer outro âmbito.
- GLOBALIZAÇÃO denotando o conceito de conexão instantânea com todo o planeta sob a ótica de qualquer circunstância. Refere-se ao processo de integração internacional de âmbito cultural, econômico, político e social. Tem "Destaque Especial", pois na década passada foi o termo que ganhou maior eloquência.
- GLOBALIZAÇÃO denotando o conceito de conexão instantânea com todo o planeta sob a ótica de qualquer circunstância. Refere-se ao processo de integração internacional de âmbito cultural, econômico, político e social. Tem "Destaque Especial", pois na década passada foi o termo que ganhou maior eloquência.
As "esquizofrenias vernaculares" por exemplo não ocorrem na pátria-mãe de nossa língua, posto que em Portugal e outras nações lusófonas o Idioma é preservado com requinte e rigor como prova irrefutável de sua riqueza de expressão.
Outrossim, aqui no mundo tupiniquim os anglicismos e neologismos, muitas vezes incompreensíveis e absolutamente inócuos e sem sentido, transitam pelos diálogos como se fossem elementos nativos vernaculares.
Nos meios de comunicação temos expressões como: OFF, BLACK FRIDAY, RED WEEK, FASHION, SPECIALTIES, NETWORK, TEST DRIVE, DELIVERY, T-SHIRT etc.
Mesmo que impronunciáveis pela imensa maioria dos brasileiros os termos em Inglês alimentam o subconsciente coletivo como uma espécie de exercício artificial de ascensão social...
Desalentador o governo que não investe em Educação com quase 70% de "analfabetos funcionais" e de uma minoria burguesa que com ar blasé desfila sua incipiência cultural sem se dar conta do ridículo. A Língua é a identidade mais legítima de um povo.
CULTURA & SABEDORIA SEMPRE.
Fraternalmente,
Ir:. Newton Agrella
0 comentários:
Postar um comentário