Sem incorrer na quebra do sigilo e obedecendo a confidencialidade dos Graus Simbólicos, é importante notar que "PALAVRA" é um vocábulo cuja etimologia origina-se do Latim.
Advém de "parábola" que significa expressão oral ou escrita para a representação de um estado ou de uma ação.
A "palavra" tem vida, posto que ela expressa um pensamento, uma ideia, uma emoção.
Ao sair da boca ela se transforma em matéria e ecoa pelo universo por uma eternidade.
Na Maçonaria o uso da "palavra" obedece um critério ou uma ordem, vez que emitida dentro do Templo ela é parte de uma liturgia.
Duas das mais importantes palavras que assumem um protagonismo ímpar na Maçonaria e em especial no R.'.E.'.A.'.A.'. são: a "Palavra de Passe" e a Palavra Sagrada".
Palavra de Passe
No Grau de Aprendiz Maçom no R.'.E.'.A.'.A.'. não há Palavra de Passe. Nesse Rito o Aprendiz está sob um estágio de experiências. Vamos encontrá-la nos Graus 2 e 3.
A "Palavra de Passe" é uma senha que acompanha os atos de Reconhecimento como os Toques e as Posturas de cada grau. Essas senhas são fixas e permanentes e provém de séculos passados quando não havia outras formas de identificação. Seu uso é um símbolo e um ato litúrgico que ao serem sussurradas esotericamente revelam vibrações próprias.
Na "Palavra de Passe" se confirma a garantia dos direitos de evolução dos iniciados. Ou seja, esotericamente designa o conhecimento que transpõe as Colunas J e B.
PALAVRA SAGRADA
Antes de mais nada, que fique claro que a Palavra Sagrada não tem rigorosamente nada a ver com Religião. Na Maçonaria ela tem o significado de "consagração", de "dignidade" e de "especificação de uma finalidade".
A Palavra Sagrada é um emblema de comunhão e de reconhecimento nos ideais e um símbolo de aliança de compromisso formal e permanente.
A enunciação de uma Palavra Sagrada comprova o Grau de que está investido o Maçom que a pronuncie. Cada Grau possui sua própria Palavra Sagrada.
Ela enseja três aspectos filosóficos:
- reconhecimento
- forma de transmissão
- lição de sociabilidade e progresso no âmbito da Igualdade.
Fraternalmente,
NEWTON AGRELLA
0 comentários:
Postar um comentário