A Alegoria pode ser definida como uma imagem literária ou uma forma de interpretação utilizada pelos pensadores gregos aos textos onde se buscava descobrir os conceitos filosóficos contidos nas narrativas mitológicas.
As Alegorias além do significado literal, podem ser representadas através de abstrações, personagens, situações, enredos, porém invariavelmente por meio de uma linguagem figurada. Na Maçonaria, as Alegorias envolvem principalmente, ensinamentos de ordem moral. Lendas maçônicas utilizadas em seus vários graus, são verdadeiras alegorias.
A Alegoria na Sublime Ordem é perceptível nos rituais quando expressamos um pensamento sob forma figurada, dando significado aos Símbolos.
Exemplos de "Alegorias ":
1. Jovem desbastando a pedra bruta.
Representa o Início do trabalho de aperfeiçoamento do homem, em que o desbaste da pedra simboliza o exercício de combate à ignorância, aos vícios, aos preconceitos e ao erro e ao mesmo tempo o "burilamento" do interior humano.
2. Templo Interior
É o conjunto de disposições da alma e do espírito humano que cada um possui e que precisa ser trabalhado incansavelmente através da prática da Virtude. É um estado de consciência.
3. A Lenda de Hiram Abiff
Consiste em uma narrativa de cunho psicológico que traduz os processos de morte, ressurreição e o segredo de um Mestre Maçom.
4. O Mito da Escada de Jacó
É uma Alegoria que diz respeito à elevação moral do homem.
5. Grande Arquiteto do Universo
Figura de linguagem que traduz o nome de Deus, e que representa metaforicamente a ideia de um Princípio Criador e Incriado de todo o Universo.
Cabe registrar que o próprio Ser Humano constitui-se na maior expressão alegórica da Natureza, uma vez que ele reflete todos os mistérios do Universo. Para uma breve conclusão desse episódio, vale notar que a origem da palavra ALEGORIA advém da língua "grega" com a composição dos termos: allos, "outro", e agoreuein, "falar em público". Ou seja: "dizer algo diferente do sentido literal". (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa).
Fraternalmente,
Ir:. NEWTON AGRELLA
0 comentários:
Postar um comentário