Possivelmente, em algum momento da vida, você já deve ter perguntado a si mesmo, o que é Maçonaria. Entretanto, após ter ouvido tantas "estórias" sobre ela, tais como ser uma entidade fechada, cercada de segredos e mistérios, de muito difícil acesso (ou coisas desse tipo), talvez o interesse de conhecê-la acabou caindo no esquecimento.
Pois bem, a Maçonaria é uma instituição iniciática, ou seja, para que se possa ser aceito você deve se submeter a uma cerimônia de iniciação que guarda um conjunto de procedimentos solenes e ao mesmo tempo de caráter esotérico, que fazem parte de sua longa história e tradição.
Para ingressar na Maçonaria é necessário que você receba um Convite de um legítimo Mestre Maçom.
Cabe deixar claro, que a Maçonaria não impõe dogmas e que aceita em seu meio, homens de toda e qualquer religião, credo ou crença. A única prerrogativa que a Maçonaria exige é a crença em DEUS, ou seja, num "Principio Criador e Incriado do Universo", que constitui-se numa referência ou base, para que possamos inclusive entender a nossa própria existência e fonte de origem de todas as coisas. O que na verdade, é um atestado de inteligência e bom senso.
O propósito da Maçonaria é o de aprimorar espiritualmente e intelectualmente o interior do ser humano, através de uma filosofia calcada na Liberdade de pensamento e expressão, na Igualdade de direitos e obrigações e sobejamente na Fraternidade, preconizada pelo amor entre os seres humanos.
Todos esses princípios e esse processo obedecem um sistema de graus, que vão se tornando cada vez mais perceptíveis, à medida que o Maçom vai acumulando mais experiência e conhecimento da Ciência dos Símbolos. A Simbologia é a ciência mais antiga que há, e através dela é que o Maçom vai se familiarizando com todos os seus significados.
É fundamental deixar claro que o objetivo maior na Maçonaria é a prática da VIRTUDE, ou seja, praticar o Bem, como condição precípua para todas as relações humanas.
A Maçonaria é uma entidade filosófica, humanística, intelectual, progressista, filantrópica e sobretudo evolucionista.
A Maçonaria combate expressamente a ignorância, o fanatismo, os vícios e todo e qualquer tipo de preconceito.
Além disso, coíbe discussões sobre Política de cunho partidário, bem como sobre Religião de caráter proselitista, justamente para evitar possíveis discórdias e um clima desfavorável entre os Irmãos, posto tratarem-se de assuntos que normalmente causam polêmicas e discussões acaloradas.
Relevante lembrar que tal qual toda entidade organizada, a Maçonaria possui regras e regulamentos que devem ser seguidos, assim como o fazem em qualquer quadro associativo.
Há os compromissos pecuniários com a Loja e com o "Grande Oriente de São Paulo", que diz respeito à Mútua, uma espécie de Poupança ou Pecúlio, que posteriormente será revertido em benefício àqueles que o "iniciando" indicar como favorecidos, nos casos de morte e/ou invalidez.
A Maçonaria dispõe de Ritos, que são os meios para o seu exercício e que possuem características particulares, embora sua essência e finalidades sejam as mesmas.
Finalmente, cabe aqui uma consideração muito relevante: "Maçonaria Não é Religião". Ela não possui qualidades divinais, reveladoras ou transformadoras. Nela não se ora, não se reza, não se prestam idolatrias, tampouco cultuam-se deuses, imagens ou quaisquer divindades.
A Maçonaria traz no seu âmbito histórico várias referências religiosas, fruto de seu período Operativo, quando na Idade Média, a Religião e sobretudo a Fé Cristã eram sinônimos do Pensamento Humano no mundo ocidental.
Com o advento da chamada Maçonaria Especulativa, o Estudo, a Análise Antropológica e o Desenvolvimento do Espírito Critico, bem como a preocupação pelo aperfeiçoamento da Consciência humana, passaram a dar um novo perfil à Sublime Ordem.
É claro que a Fé é uma disposição da alma de sumo valor e consistência, porém num ambiente filosófico que busca a evolução sob a égide "hominal", a Maçonaria deve ser compreendida como um instrumento de sustentação para o aprimoramento do nosso "Templo Interior" sob um aspecto investigativo. Isso porém, não impede que o esoterismo e a espiritualidade também sejam contemplados e exercidos no âmbito maçônico.
Somos um amálgama de matéria, alma e espírito, imbuídos de uma propriedade particular chamada "intelecto" e isso por si só, nos permite discernir o que é Maçonaria, como uma entidade única e diferenciada de todas as demais.
Ninguém torna-se ou é Maçom, a pessoa é "reconhecida como Maçom" - o que é muito mais complexo do que se possa supor. Portanto, se você tem interesse em ingressar na Maçonaria, prepare-se para ler bastante, estudar, pesquisar e participar com afinco de uma instituição ímpar, cuja finalidade repousa sobre o espírito da Virtude e da Evolução Interior !
Fraternalmente,
NEWTON AGRELLA
0 comentários:
Postar um comentário