"Filha da ciência e mãe da caridade! Fossem as sociedades civis como tu, ó, santa Maçonaria, e os povos viveriam eternamente numa idade de ouro. Satanás não teria mais o que fazer na terra, e Deus teria em cada homem um eleito."
(Cônego Januário da Cunha Barbosa)
'

25 de março de 2025



     O Dogmatismo constitui-se num pressuposto teórico comum a diversas doutrinas e sobretudo religiões. Esse pressuposto afirma a capacidade humana de atingir o Conhecimento e a Verdade de maneira absoluta.


     "Dogma" é uma palavra grega que originalmente significa "opinião". Sua etimologia advém de DOGMA-ATOS, que se refere a qualquer doutrina de caráter inquestionável, ou seja; "aquilo que se pensa que é verdade". O substantivo DOGMA é um derivativo do verbo "DOKEIN" que significa "parecer bom". Feito este breve preâmbulo ilustrativo, cabe registrar que no que diz respeito à MAÇONARIA, a mesma não professa nem impõe dogmas.

     A Maçonaria não se considera nem tampouco se intitula depositária de nenhuma "revelação". Ela se reveste apenas de "Princípios". Numa instituição os "princípios" são o conjunto de normas ou padrões. São fundamentos que servem como base e sustentação para sua existência. Esses princípios se constituem naquilo que os Maçons, quase que em consenso e em sua imensa maioria, denominam Landmarks, ou seja, marcos regulatórios da Sublime Ordem.

     Cabe registrar que a Maçonaria não condena o pensamento dogmático em si, cabendo a cada maçom se arvorar no Dogmatismo como um um exercício de liberdade de Pensamento, porém fora da Maçonaria, uma vez que se trata de uma instituição  de âmbito nomeadamente filosófico. 

     A Maçonaria Especulativa, que é o que se pratica em todo o mundo, dispõe de vários ritos, (conjuntos de cerimônias  e  procedimentos), porém não possui um caráter dogmático. Tratam-se de meios para se executarem ações cerimoniais baseadas em  influências e circunstâncias culturais, históricas, lendárias, geográficas e sociais.

     O Dogma é uma afirmação categórica. Trata-se na verdade de um conjunto de ideias e posturas irrefutáveis, que não permitem contestação ou outra interpretação, e por isso, se manifesta, sobretudo através das Religiões, Seitas e Credos.


Exemplos de DOGMAS:

    Para os Católicos:

        - A Santíssima Trindade

        - A Imaculada Conceição  (Virgem Maria)

        - O Pecado Original (associado à culpa herdada pelo gênero humano que diz respeito à desobediência a Deus, o cometimento do mal simbolizado nas figuras de Adão e Eva)

    Para os Protestantes/Evangélicos:

        - A única Autoridade é a Palavra de Deus

    Para os Judeus:

        - Os 13 fundamentos do Judaísmo

        - A crença no Messias

    Para os Muçulmanos:

        - A crença nos anjos criados por Alá

        - A crença no Alcorão

        - A crença no profeta Maomé 

        - A crença na Predestinação 


     Dá-se o nome de "Dogmatismo Moral" o conceito que entende como legítima a certeza pela Ação. Em geral, impõe a afirmação de doutrinas que não admitem em si mesmas, nada de imperfeito ou errado. O "Dogmatismo Moral" se opõe ao "Dogmatismo Intelectual". O "Dogmatismo Intelectual" afirma a independência do nosso conhecimento quanto aos nossos interesses e sob o nosso viés pessoal.

     Chama-se 'Dogmatismo Intelectual", as doutrinas que afirmam a capacidade de nossa mente e de nossa intelectualidade para alcançar a verdade no problema crítico. Uma forma semântica, mas principalmente eufemística de conceituá-la. Considerando que a Maçonaria é composta por "livres pensadores" que buscam a Verdade, obviamente ela não pode ser dogmática, visto que o caráter especulativo da Ordem estimula o exercício do pensamento e o fortalecimento da análise crítica como formas de aprimoramento da própria consciência, através da busca irrefreável e contínua de todas as questões que envolvem o desenvolvimento intelectual.

    O Dogmatismo, de um modo ou de outro, impõe verdades e estabelece uma narrativa que impede questionamentos e inibe o exercício do raciocínio e da especulação. A Maçonaria como instituição Iniciática, não impõe qualquer censura no que diz respeito às Crenças, Formas de Fé ou de Religião de seus membros. Isto por si só, já demonstra e evidencia o caráter adogmático de sua essência.

    Indispensável registrar que no que diz respeito à crença num Princípio Criador e Incriado do Universo a que os maçons se referem como G.'.A.' D.'.U .'.,  isto é um legítimo atestado de inteligência que explica a nossa própria existência e a tudo o que nos cerca, bem como, a essência da Filosofia Maçônica. É uma referência de Origem.

    Lembrando que a Maçonaria é a Arte da construção que exalta o trabalho pelo aperfeiçoamento interior humano; combatendo a Ignorância, Vícios, Fanatismo e Preconceitos fazendo da virtude e do raciocínio instrumentos para despertar a Sabedoria, conquistar o Conhecimento e elaborar o aprimoramento da Consciência.


Fraternalmente,

Ir:. NEWTON AGRELLA

0 comentários:

Postar um comentário